domingo, 8 de fevereiro de 2009

Efeitos Educativos de um Mundo Global

Todas as pessoas (pessoas, não falo dos animais iguais a pessoas, eh, eh), não precisam de estar sequer muito perto da educação, têm a noção clara de que uma das principais estratégias de aprendizagem é a imitação: filhos imitam os pais, alunos imitam os professores, amigos são iguais aos amigos... é mais ou menos consensual, excepto quando se procura ser exactamente o contrário (mas não é por aqui que quero ir).
E num mundo global, em que tudo se sabe por não se poder fugir ao que não se quer saber, por razões de auto-preservação, aprende-se a seleccionar; e num mundo social, onde ninguém quer estar isolado, aprende-se a ser semelhante àquilo que agrada aos cinco (ou seis) sentidos. É a música e os ídolos decadentes, é a cultura do corpo... é-me difícil arranjar um exemplo mediático, relacionado com a escola e a educação (aceito sugestões) que agrade a uma maioria das crianças...
Há ainda o desporto, razão - saúde. Começo pelo futebol: o incontornável CR7, que não sei se sabe ler fluentemente, não sabe expor ideias quando fala, é genial a jogar à bola, tem muitas namoradas esculturais, mas que se embebeda, que contrata prostitutas, conduz em excesso de velocidade e tem montes de massa. É um dos grandes modelos da população escolar. As raparigas: a Naide Gomes, trabalha que se farta, consegue muitos bons resultados, mas poucos ligam, além de que não deverá acabar a carreira rica.
Falemos de outras actividades desportivas, a Natação por exemplo. Tenho dois filhos que nadam duas horas por dia, cinco dias por semana, são alunos suficientemente bons para o ensino que têm, (elá!!) e que adoram a Natação; aliás os amigos são os da Natação e só pontualmente os da Escola. E para esta minoria - quase todos alunos acima da média - quem é o modelo? Presentemente, e mesmo antes dos Jogos Olímpicos, o Michael Phelps, que já vai com treze ou catorze medalhas olímpicas e ainda poderá subir a contagem daqui a três anos, ainda tem idade para isso. Neste belo pano caiu a nódoa e descobriram-se outras antigas: fumou droga e foi apanhado com excesso de alcóol no sangue enquanto conduzia, com dezanove anos.
É imprevisível a consequência para bons alunos, aplicados, sem muito tempo para televisão ou jogos de computador, porque treinam Natação todos os dias, a informação, o conhecimento de que o seu modelo, o super-atleta, que come mais que a maioria, que treina mais que a maioria, modelo internacional de virtudes... continua a ser imbatível, mesmo bebendo em excesso e consumindo droga. Ninguém liga ao facto de ter uma compleição física ímpar, com mais de um metro e noventa, de ser uma excepção, como a é o CR7 - todos podem ser iguais aos seus ídolos nas partes fáceis: nos comportamentos incorrectos.
Do outro lado está muito trabalho, que ninguém quer...
Que pode ser dito aos nossos alunos, aos nossos filhos? Talvez que não queiram ser muitos bons em nada!!! Porque nestas condições estamos no trapézio sem rede...
Tenho pena, mas atrevo-me a utilizar o termo "censura", apenas porque já não há limites naquilo que é mostrado, nesta sociedade tudo é exposto até ao cansaço, poderei chamar a esta forma de informar, "pornográfica"?

Sem comentários: