sábado, 8 de novembro de 2008

Ensino e Educação II

Uma outra perspectiva de enquadrar as incompetências encontradas na escolarização das crianças e jovens, pode ser estabelecida com as formas de relacionamento e de articulação, desarticulação, na maior parte das vezes, entre a escola e o meio familiar: as pontes que existem são apenas aquelas que fazem o transporte (físico) entre a escola e casa. Depois, em casa, a Escola é "descascada" se existe insucesso ou se na aparência há problemas na Escola - e, de uma forma geral, porque a família não viu e protege os seus, a culpa dos problemas pertence à Escola.
Se calhar a Escola tem que passar a convidar o CR7 para as reuniões para chamar os encarregados de educação, ou para dar importância à Escola.
Ou então, há que reconhecer o crédito à existência de complicações com os professores, que são também um chamariz de pais à Escola.
Se calhar os alunos e os encarregados de educação não conhecem bem o Estatuto do Aluno. Se calhar também não sabem bem quais são as funções da Escola.
Se calhar a própria Escola não sabe bem quais são as suas funções e objectivos.

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