sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Um Choque Tecnológico

Não sou adepto do arremesso de ovos, mas quando a tecnologia falha, continua a ser um recurso eficaz - fica por esclarecer qual o significado dos ovos: se o de um filho que não se quer que nasça, ou que se desenvolva, se apenas para ofender ou agredir... nem me interessa muito.
Sou é adepto das verdades que os mais recentes alvos de ovos se recusam ver.
Uma dessas verdades é o apregoado, como bandeira propagandista, "Choque Tecnológico". Explico: se numa sala de aulas já não cabem os alunos de uma turma, facto facilmente provado pelos contínuos problemas comportamentais criados, muito mais dificilmente caberão os mesmos alunos, mais um computador para cada dois alunos, o computador do "stor", o projector vídeo (eminente alvo número um do treino de tiro dos alunos) e o quadro interactivo.
É previsível que o "choque tecnológico" a médio prazo amplifique a falência de um sistema ou que prove a falta de conhecimento da "escola profunda" por parte de quem decide.
Se o "choque tecnológico" em curso sucedesse no automobilismo, o resultado seria este: mecânicos desajeitados a manusear ferramentas demasiado poderosas.


Sem comentários: