terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ensino e Educação

Tudo isto é polémico, eu próprio coloco as minhas reservas à linearidade daquilo que vou assumir.
Nos sistemas de ensino de muitos países desenvolvidos deixou de se ensinar e passou a educar-se. Ensinavam-se comportamentos e atitudes, Matemática, Línguas, Ciências, Artes, ensinava-se a Estar e a Ser de acordo com as expectativas de vida, definidas pelos professores e pela família.
As modernas pedagogias, ao contrário, relevam o desenvolvimento da personalidade individual, no respeito pleno pela individualidade e direitos dos demais.
Tem-se tido sucesso no desenvolvimento de crianças e jovens no que respeita à formação das personalidades individuais, mas tem-se falhado quanto ao respeito pelos direitos e deveres dos demais - entenda-se falta de educação, naquilo que se vê e se ouve na rua ou na escola - o outro, enquanto entidade com características distintivas, é só um meio para atingir um fim, ou, pelo contrário, não existe, apenas existe "o grupo" que se autoprotege.
No sistema de ensino tradicional, ou tendo como paradigma o ensino, a liberdade conquistava-se com resultados positivos e com o sucesso, de acordo com um plano de expectativas definidos à partida. Falhavam neste modelo aqueles que possuíam limitações "diferentes" e aqueles que não atribuíam qualquer mérito, ou possuíam expectativas desajustadas em relação ao seu futuro.
E hoje? Quem continua a ter sucesso? Aqueles que são ensinados a fazer as coisas certas, mesmo que com castigos ou uma palmada no momento certo. Será que falta apoio de psicólogos na escola, falta de formação dos professores, falta de apoio familiar?
Tenho as minhas convicções: basta falar com os pais para (superficialmente e com uma elevada margem de erro) perceber quem vai ter sucesso: aqueles que são ensinados pela família, que quando não sabe pede ajuda à escola, que ensina as suas crianças, inclusivamente, a não se deixarem agredir.
Comparem as escolas públicas "médias" com as escolas privadas, não têm que estar no topo dos rankings...

Sem comentários: